Como funciona o Hop-up?

Sabe como funciona o Hop-up da sua carabina?

O Hop-up é uma peça utilizada em algumas armas de Airsoft, que tem como função ajustar a trajetória da BB, baseando-se em princípios físicos de aerodinâmica. O ajuste desta peça, pode-lhe permitir que faça com que a BB suba, desça ou consiga atingir o maior alcance possível.

ajustar hop-up
Hop-up carabina

O Hop-up é basicamente uma borracha dentro do cano da arma que pressiona a parte superior da BB. Quando esta é empurrada pelo ar vindo da gearbox, a parte inferior da BB escorrega para fora primeiro, e o Hop-up segura a BB apenas por uma pequena fração de segundo a mais, o que resulta num “back-spin”, ou rotação.

 

Um exemplo deste tipo de rotação, acontece virando uma bicicleta de cabeça para baixo e fazendo girar a roda. O ar que sente a acompanhar o movimento da roda é o back spin.

A BB também sofre o mesmo processo, o que significa que o ar acima da BB será empurrado para trás e o ar abaixo da BB é impelido para a frente contra a corrente de ar. Ou seja, a rotação da BB faz com que o ar de cima vá mais rápido, e o ar de baixo vá mais devagar.

Com o ar mais rápido na parte superior e mais lento na parte inferior, acontece que o ar de cima puxa mais que o de baixo.

 

hop-up von luck descida

hop-up Von Luck subida

 

Este fenómeno denominado de Sustentação, é normalmente insignificante, mas no caso das pequenas e leves BB’s de plástico é o suficiente para equalizar a força da gravidade por algum tempo.

Como a sustentação equaliza a gravidade, a BB é capaz de manter uma trajetória retilínea por mais algum tempo. O peso não influencia no ajuste, pois a gravidade atua com uma força constante em todos os objetos de diferentes pesos, pelo que apenas se deve ter em consideração a distância, pois depois de ajustado o Hop-up, a BB não irá ter o mesmo alcance.

Par ajustar o Hop-up, deve ter em consideração que o Hop-up consiste de uma borracha dentro do cano, que pressiona a parte superior da BB. Para realizar o ajuste deve fazer com que esta borracha pressione mais ou menos a BB, dependendo do pretendido. Em casos normais de Hop-up ajustáveis, estes são dotados de um mecanismo de ajuste, na forma de engrenagem. Deverá girar a referida engrenagem no sentido horário ou anti-horário, pois esse giro pressionará mais ou menos a BB.

Com a borracha do Hop-up pouco pressionada contra a BB, esta irá descer rapidamente, se estiver muito pressionada contra a BB irá subir.

hop up trajetoria ideal

Para o ajuste ideal,  deverá procurar que a BB  suba levemente no final da reta, ou no momento em que começa a descer.

Para comprar as BB’s para a sua carabina clique aqui!

 

 

 

Visite-nos em: http://www.mundilar.net/mundilar loja online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *