Atleta a praticar airsoft

O que precisa para praticar Airsoft ?

Sabe o que precisa para praticar Airsoft? A prática de Airsoft em Portugal tem ganho popularidade, mas está restringida por uma série de fatores e legislação em vigor. No artigo de hoje, vamos explicar-lhe tudo o que tem de saber para praticar Airsoft: desde a legislação, as associações responsáveis e algum do equipamento de que vai precisar

Airsoft é  um desporto onde os jogadores participam em simulações de operações policiais, militares ou de mera recreação com armas de pressão e projéteis plásticos não letais. É praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, frequentemente em áreas de grande extensão.

Comecemos pelo óbvio. A prática de airsoft implica, como não poderia deixar de ser, o uso e porte de uma arma de Airsoft. As regras para o uso e porte de uma arma Airsoft estão espelhadas na Lei N.º 5/2006, de 23 de fevereiro, referente à Lei das Armas da Constituição Portuguesa. 

Para praticar Airsoft, precisa de cumprir com uma série de fatores.

O que precisa para praticar Airsoft

  • Idade: Para praticar Airsoft, tem de ter uma idade mínima de 18 anos ou 16, mediante a autorização por escrito e assinada do encarregado de educação. 
  • Filiação: Necessita estar filiado numa das várias Associações de Promoção Desportiva (APD), reconhecidas legalmente em Portugal. Ao inscrever-se numa das Associações referidas, será-lhe fornecido um Cartão de Filiação ou um documento equivalente que deverá ter presente para apresentação em compras, eventos, ou até mesmo às autoridades quando assim lhe for requisitado.

Associações de prática de Airsoft 

Principal objectivo o apoio à comunidade de praticantes de Airsoft perante a lei.

A FPA surgiu para afirmar o Airsoft como uma prática desportiva séria e isenta de intenções nefastas e anti-sociais.

APMA é uma associação promotora de Desporto, está Registada no Instituto Português do Desporto e da Juventude e na Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública. 

A ADAPT  trabalha em prol da modalidade criando e incentivando a criação de eventos e actividades.

atleta a praticar airsoft

Regras para praticar Airsoft 

A arma

Procure adquirir a sua arma de Airsoft, mais conhecidas como réplicas, em lojas autorizadas em Portugal com emissão obrigatória de fatura. Se optar por adquirir uma arma a particulares, certifique-se que estas vêm acompanhadas por uma declaração de compra e venda do referido produto.

De acordo com a Lei das Armas, para se apresentar a jogo a arma deve cumprir um conjunto de requisitos. 

Pintura

As armas de Airsoft deverão estar pintadas parcial ou totalmente com cor fluorescente amarela ou vermelha com tinta indelével, com o objetivo de não serem confundidas com armas reais.

  • Para armas curtas, como por exemplo pistolas, revólveres e pistolas-metralhadoras, estas deverão estar pintadas 5cm a contar da ponta do cano e na totalidade do punho. 
  • Em armas longas, como espingardas de assalto e caçadeiras, a pintura deve ser  feita 10 cm a contar da ponta do cano e na totalidade da coronha. 

Caso possuam silenciadores/supressores removíveis, estes não devem ser pintados: pinte o cano da arma e não o acessório. Em caso de jogos organizados, estas pinturas não podem ser removidas, mas poderão ser ocultadas devendo ser repostas imediatamente após cada jogo.

Transporte

Bolsa de transporte para carabina

Todas as armas de Airsoft devem ser transportadas em sacos, embalagens ou malas próprias para o efeito de uma forma segura. Nunca deverão ser apresentadas em espaço público fora do contexto de um jogo organizado.

Equipamento adicional para praticar Airsoft

Em termos de equipamento adicional obrigatório, os óculos de protecção ocular deverão ser comprovadamente resistentes ao impacto de projéteis com potência igual ou superior a 1,3 Joules.

Em termos de equipamento adicional aconselhado mas não obrigatório,  o praticante poderá ainda adquirir um capacete (proteção craniana), máscara (em PVC ou neoprene para proteção facial), joelheiras ou cotoveleiras, luvas com proteção da palma da mão e/ou dos nós dos dedos e botas resistentes para terrenos mais exigentes. No Airsoft, todos os equipamentos de proteção são bem-vindos. 

Para mais informações, recomendamos que visite e contacte uma das associações acima mencionadas.  

Para armas de airsoft, recomendamos que visite a nossa loja online e escolha um dos vários equipamentos que temos disponíveis. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *