Princípios básicos do Tiro Desportivo

De acordo com a TFA ( Tactical Firearms Academy ) existem 8 princípios básicos do tiro, à qual o não cumprimento pode comprometer seriamente o desempenho de qualquer atirador.

Começando pelo início, a mentalização é o primeiro passo a ter em conta. Um atirador deve estar mentalizado do que está a tentar realizar acreditando sempre que irá conseguir disparar um tiro certeiro. Segundo A TFA, um atirador que ache que não irá conseguir atingir um determinado alvo, nem sequer o deve tentar fazer. Manter o foco e acreditar nas suas capacidades é um dos mais importantes factores a ter em conta.

Ao nível da postura corporal, o atirador deve assumir uma posição agressiva em direcção ao alvo, de frente para este com os joelhos flectidos e o tronco inclinado para a frente para um melhor controlo do recuo da carabina . Durante a utilização de uma carabina os cotovelos devem apontar para baixo e nunca para fora . O peso do corpo deve incidir mais sobre a parte da frente do pé e menos sobre o calcanhar. A TFA recomenda a utilização de uma posição tipo triângulo de isósceles modificado, por ser uma posição mais natural e por permitir um melhor controlo do recuo e levantamento do cano. No caso do tiro olímpico deve ser utilizada uma postura mais rígida e fechada para uma melhor estabilização da arma.

Posição triãngulo isósceles
Posição triângulo isósceles

 

Posição disparo
Posição de disparo em tiro olímpico

 

 

 

 

 

 

 

 

kneeling shooting position
Posição de disparo ajoelhado

Na posição de ajoelhado  o atirador deve dar um passo para a frente com o pé esquerdo e deixar cair o joelho direito no chão, procurando sempre pisar terreno conhecido, nunca dando o passo para trás. O joelho que irá ficar elevado deverá ser sempre o do lado de apoio, pois irá servir de apoio ao braço esquerdo. Nesta fase pode ser escolhidas duas variantes, ou apoiando o braço à frente do joelho, ou atrás do mesmo, mas nunca apoiando o cotovelo directamente em cima do joelho, sendo que o apoio à frente do joelho permite assumir uma posição mais baixa e por esse motivo mais estável.

Para tiros a maiores distâncias (mais de 100 metros), deve-se procurar utilizar uma posição deitada.  Para atingir esta posição, o atirador deve dar um passo em frente com o pé esquerdo, deixar cair o joelho direito no chão, fazer o mesmo com o esquerdo, colocar a palma da mão no chão e empurrar os pés para trás até as pernas estarem completamente esticadas, com os pés afastados e a apontar para fora, e os cotovelos apoiados no chão.

Prone Shooting Position
Posição para disparar armas deitado

A forma como empunha a sua arma também desempenha um papel importante. A sua pistola ou carabina deve ser empunhada de uma forma segura, apontando os polegares para a frente e com pelo menos 4 pontos de contacto: mão esquerda, mão direita, ombro e bochecha, mantendo sempre os braços o mais junto ao corpo possível com os cotovelos apontados para baixo. A mão dominante deve ser colocada o mais acima possível, enquanto que  a outra mão deve deverá agarrar a arma ligeiramente inclinada para a frente de forma a trancar o pulso.

Hand Position
Posição mão
Hand grip
Empunhar a arma

 

 

 

 

 

 

Grip shooting position
Posição empunhadura da arma

Quando falamos em alinhamento das miras estamos a falar de o alinhamento da mira da frente com a traseira em miras abertas. Não faz sentido falar neste tema em casos de miras red-dot, pois desde que o atirador consiga ver o ponto vermelho sobre o alvo os tiros irão acerta-lo.  No caso das pistolas deve-se procurar alinhar o topo da mira traseira com o topo da mira da frente, centrando esta na lateral, no caso das carabinas a mira da frente deve ficar no centro do anel traseiro.

Sight alignement
Alinhamento das miras
sight alignement
Alinhamento miras abertas

 

 

 

 

 

 

Relativamente à posição das miras em relação ao alvo, a posição destas deve ser diferente em relação ao alvo para que o tiro atinja o alvo. Por exemplo no caso de uma mira afinada para tiro a 100 metros, quer dizer que se foi feito o disparo a 100 ou a 50 metros temos de colocar a mira mesmo em cima do alvo, caso seja feito o tiro  a menos de 50 metros temos de colocar a mira acima do ponto de impacto no alvo e caso seja feito o tiro entre os 50 e os 100 metros temos de colocar a mira abaixo do ponto de impacto do alvo. No caso de disparos acima dos 100 metros apontamos novamente para cima do alvo, procurando sempre compensar estas diferenças para tiros a curta e longa distância. Em casos de tiro de competição em que o centro do alvo é preto, deve-se procurar afinar as miras para a base do alvo aumentando assim o contraste e facilitando também a pontaria.

sight alignement
Alinhamento miras abertas em relação ao alvo

A pressão sobre o gatilho e a retenção do mesmo também desempenha um papel importante para um disparo certeiro. Deve-se pressionar o gatilho na pausa respiratória, ou seja no ponto em que os pulmões do atirador estão sem ar, puxando-o com a parte almofadada do dedo indicador de uma forma suave e constante até que o disparo seja realizado, puxando-o para trás em linha recta e evitando qualquer movimento lateral do gatilho pois irá causar efeitos negativos no tiro. Por fim, o gatilho deve ficar retido na sua posição final até o atirador estar preparado para efetuar novo disparo.

Posteriormente deve-se deixar o gatilho regressar à frente, apenas até ao ponto em que está rearmado, sendo que o atirador deve sentir o mecanismo do gatilho a ativar e ouvir o respectivo som.

No último ponto, temos a respiração. Durante todo o processo o atirador não se deve esquecer de respirar, o disparo deve ser efetuado com os pulmões sem ar, inalando apenas depois de realizado o disparo.

breath control
Controlo da respiração em disparo
 Por fim, não se esqueça de praticar estes 8 princípios do tiro. Armas de pressão de ar são o instrumento de treino perfeito pois permitem por em prática todas as regras enumeradas, sendo também de venda livre para maiores de 18 anos a preços bastante acessíveis. Estas armas são também menos potentes, bastante silenciosas e precisas permitindo o treino em casa ou em outro espaço fechado sem incómodo para vizinhos e sem custos exorbitantes.

Encontre as melhores carabinas e equipamentos para a prática de Tiro Desportivo na loja online da Mundilar.

Visite-nos em: http://www.mundilar.net/

mundilar loja online

 

 

 

 

 

Siga-nos
Facebook
YOUTUBE
Twitter
PINTEREST
INSTAGRAM
Follow by Email

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Li e aceito os termos e condições previstos na política de privacidade deste blog