Quem inventou as carabinas de pressão?

QUANDO SURGIU E QUEM INVENTOU A PRIMEIRA CARABINA DE PRESSÃO?

É praticamente impossível precisar quem inventou as carabanas de pressão, no entanto, o armeiro italiano, Bartolomeo Girandoni, em 1780, criou aquilo que é considerado, por muitos especialistas, o primeiro PCP da história: o rifle Girandoni.Girandoni-Air-Rifle

Contudo, a história de armas de ar comprimido, vem de há muitos milénios atrás. Considera-se que a Zarabatana, foi a primeira arma a usar o ar para impulsionar o projéctil.

Zarabatana

No entanto, a arama de ar comprimido mais antiga, preservada, remonta ao ano 1580.  É um rifle de mola e  podemos encontra-la no  Museu Livrustkammaren em Estocolmo.

Para conhecer as origens deste tipo das armas ou das carabinas de pressão,  é necessário voltar aos séc. XV e XVI dC. Os próprios historiadores têm dificuldade em chegar a um consenso sobre a origem das armas ou carabinas de pressão. Existem, de facto, poucas armas de ar comprimido, antigas, preservadas em colecções ou museus para que possam ser estudadas e analisadas.

O uso primordial das armas de ar comprimido destinou-se, principalmente, a caça. Eram armas eficazes, capazes de derrubar grandes presas. No entanto, eram usadas apenas pela aristocracia devido ao seu alto custo. Os aristocratas eram, também, os únicos com domínio de terras onde pudessem, de facto, caçar.

As vantagens deste tipo de armas em relação as de fogo eram diversas. Em primeiro lugar podiam ser usadas em condições climatéricas adversas como chuva e neve. As armas de pressão eram muito silenciosas, conferindo vantagem tácita aos caçadores. Como eram armas que não produziam faíscas e tinam velocidade e potência constante do tiro conferiam uma praticabilidade muito superior as armas de fogo .

GIRANDONI REVOLUCIONOU O PARADIGMA DAS ARMAS DE PRESSÃO

O design de Girandoni fez com que, ao invés de uma arma desportiva para nobres, tivéssemos uma arma militar formidável. O rifle Girandoni tinha um carregador de culatra, com revista tubular de 20 rodadas fixadas ao lado do barril. A pressão utilizada era de 800 psi e um frasco de pressão, completamente carregado, permitia até 80 tiros.

Por volta de 1803, uma dessas armas acabou em Penn Filadélfia através do Capitão Meriwether Lewis, assessor do  Presidente Thomas Jefferson, que adquiriu a peça.

Quando o Presidente Thomas Jefferson enviou uma expedição à Louisiana, o capitão Merriwether Lewis levou o rifle Girandoni. As tribos indígenas, impressionadas, chamaram a arma de “smokeless bolt of thunder”  que significa “relâmpago de trovão sem fumaça”.

“My Air-gun…astonishes them very much, they cannot comprehend it’s shooting so often and without powder…”

Meriwether Lewis Jan. 24, 1806

smokelles bolt of thunder

As armas de pressão foram usadas, durante algum tempo em contexto de guerra, mas rapidamente foram eliminadas deste registo. Eram armas que necessitavam de recipientes para armazenamento de ar que eram caros e difíceis de usar. Era, também, necessário possuir, conhecimentos básicos de mecânica para que pudessem ser usadas com eficácia. Por outro lado os seus cilindros eram demasiado delicados e perigosos correndo o risco de explodir facilmente.

O rifle de ar de Girandoni é um pôde-ter sido, uma nota de rodapé para a história militar. Cada um foi feito à mão por mestres armeiros, provavelmente, foram fabricados menos de 1.500. Alguns dos materiais e técnicas utilizados, cuidadosamente guardados, morreram com os artesãos.

Nos dias que correm as carabinas de pressão e outras armas que usam o ar comprimido ou pré-comprimido como sistema propulsor  são usadas para a prática desportiva.

Encontre as melhores carabinas e equipamentos para a prática de Tiro Desportivo na loja online da Mundilar.
store_logo

Visite-nos em: http://www.mundilar.net/

 

Siga-nos
Facebook
YOUTUBE
Twitter
PINTEREST
INSTAGRAM
Follow by Email

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *