Carabinas Gamo de Média Potência

Saiba qual a idade mínima para se iniciar no tiro desportivo

A paixão pelo tiro desportivo pode despertar em tenra idade. Muitas pessoas têm o primeiro contacto com a mobilidade bastante cedo, mas desconhecem os parâmetros legais e as regras para se iniciarem na atividade. Saiba qual é a idade mínima para entrar num clube de tiro e, assim, começar a praticar tiro desportivo.

Segundo a Federação Portuguesa de Tiro (FPT), para se iniciar na prática de Tiro Desportivo Federado é necessário ter a idade mínima de 10 anos. A condição sine qua non para a prática da modalidade é que o menor fique apto nos exames de acesso à Licença Federativa (TAC) da FPT. Até aos 14 anos de idade, a criança só pode praticar com armas de ar comprimido de aquisição livre. Na Mundilar encontra as melhores armas de ar comprimido para iniciantes aos melhores preços e, claro, seguras. 

A partir dos 14 anos, o recém atirador poderá praticar tiro desportivo com armas de ar comprimido de aquisição condicionada. A prática com armas de fogo também é permitida se o menor passar nos exames de acesso a este tipo de licença, a Licença Federativa A/D. Estes exames são organizados trimestralmente, sendo as suas datas divulgadas pela FTP na secção Calendário.

Relembramos a condição máxima para que um menor possa praticar tiro desportivo: ter uma autorização formalizada por parte do poder paternal.

tiro desportivo

Mas o que é necessário ao certo para praticar tiro desportivo? 

  1. Estar inscrito num Clube de Tiro filiado à FPT. Veja aqui os clubes mais perto de si.  
  2. Ficar apto no exame de acesso à Licença Federativa, organizado pela FPT;
  3. Estar inscrito na FPT e ser detentor de uma licença federativa definitiva.

Como qualquer grande paixão, o amor pelo tiro desportivo pode nascer muito cedo ou aparecer mais tarde. Seja em que altura fora, não é uma questão de idade mas sim de dedicação. 

Acima de tudo, é fundamental que se respeite a lei e a regulamentação da prática da modalidade e as suas regras de segurança. Veja os principais cuidados de segurança que deve ter no tiro desportivo e proteja-se a si e aos que o rodeiam. 

Para iniciantes ou experientes, a Mundilar disponibiliza os melhores equipamentos para tiro desportivo, como armas de ar comprimido de várias marcas, armas PCP e seus consumíveis.

Artigo atualizado a 16.12.2020. 

 

Idade para dar uns tiros?

Quando quiser filho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *