DÚVIDAS RELACIONADAS COM TIRO DESPORTIVO

Conheça as principais dúvidas relacionadas com Tiro Desportivo

No passado dia 23 de dezembro de 2017 desafiámos os nossos seguidores a colocar as suas dúvidas relacionadas com Tiro Desportivo para posteriormente respondermos no blog. Veja aqui as respostas!

DÚVIDAS RELACIONADAS COM TIRO DESPORTIVO

Compra e Transporte de Armas PCP

Relativamente à compra e transporte de armas PCP deve certificar-se qual é o tipo de arma em que se enquadra a sua PCP e qual a classe à qual esta pertence. Relativamente às armas da ar comprimido da classe G, a aquisição é permitida aos maiores de 18 anos mediante declaração aquisitiva. Contudo não é permitido o uso e porte da arma fora de propriedade privada e dos locais autorizados.

Tenha sempre presente que, apesar de não serem armas de fogo, as carabinas de pressão de ar devem ser transportadas de forma acondicionada e nunca de forma ostensiva. Evite transportá-la exposta, por muito brevemente que seja. Estas devem também ser transportadas acompanhadas do recibo de compra, assim como também devem estar completamente descarregadas sem qualquer munição no seu interior.

O transporte ostensivo da sua carabina, além de atrair a atenção das autoridades policiais, poderá também ser considerado como uma forma de intimidação, o que lhe poderá criar alguns problemas mais à frente.

DÚVIDAS RELACIONADAS COM TIRO DESPORTIVO

Antes de passarmos às diferenças entre um pellet com a saia lisa e um com a saia estriada passemos a uma breve explicação com base na legislação portuguesa que regula as licenças, compras e transporte de armas:

Na Legislação Portuguesa é a Lei Nº 5/2006, de 23 de Fevereiro – com as alterações introduzidas pela Lei nº 17/2009, de 6 de Maio e da Lei 12/2011 de 27 de Abril – que estabelece o regime jurídico relativo ao fabrico, montagem, reparação, importação, exportação, transferência, armazenamento, circulação, comércio, aquisição, cedência, detenção, manifesto, guarda, segurança, uso e porte de armas, seus componentes e munições, bem como o enquadramento legal das operações especiais de prevenção criminal.

De acordo com as alíneas f), g), h) e i) do ponto 1 do Artigo nº 2 da Lei Nº 5/2006, de 23 de Fevereiro entende-se por:

  • Armas de ar comprimido – arma acionada por ar ou outro gás comprimido, destinada a lançar projéctil
  • Arma de ar comprimido de aquisição condicionada – arma de ar comprimido capaz de propulsar projéteis de calibre superior a 5,5 mm e as de qualquer calibre, capazes de propulsar projéteis, cuja energia cinética, medida à boca do cano, seja igual ou superior a 24 J;
  • Arma de ar comprimido de aquisição livre – arma de ar comprimido, de calibre até 5,5 mm, capaz de propulsar projéteis, cuja energia cinética, medida à boca do cano, seja inferior a 24 J;
  • Arma de ar comprimido desportiva – arma de ar comprimido adequada para a prática de tiro desportivo, de aquisição livre ou condicionada;

O ponto 1 do artigo nº 3 refere que as armas e as munições são classificadas por classes, podendo estas ser da classe A, B, B1, C, D, E, F e G, de acordo com o grau de perigosidade, com o fim a que se destinam e com a sua utilização.

De acordo com a alínea g) do ponto 5 do artigo nº 3 da Lei Nº 5/2006, de 23 de Fevereiro as armas de ar comprimido de aquisição condicionada são armas das Classe C e, segundo a alínea d) do ponto nº 9 do artigo referido, as armas de ar comprimido desportivas e de aquisição livre são armas da classe G. Segundo a alínea d) do ponto nº 8 referente ao mesmo artigo as de ar comprimido de aquisição livre são armas da classe F.

O artigo nº 11 da Lei Nº 5/2006, de 23 de Fevereiro, referente às armas e munições de classe G, menciona nos pontos 10, 11 e 12 que:

A aquisição de armas de ar comprimido de aquisição livre é permitida aos maiores de 18 anos, mediante declaração aquisitiva.

A aquisição de armas de ar comprimido de aquisição livre destinadas à prática de atividades desportivas é permitida mediante declaração aquisitiva.

Não é permitido o uso e porte de armas de ar comprimido fora de propriedade privada e dos locais autorizados.

Diferença de um pellet com a saia lisa e um com a saia estriada

DÚVIDAS RELACIONADAS COM TIRO DESPORTIVO

As características dos projéteis influenciam consideravelmente o desempenho do Tiro. Por isso, é importante compreender bem as suas características para obter bons desempenhos.

Os projéteis são compostos por quatro partes:

  • CABEÇA – é responsável por transferir a velocidade e o peso do projétil na forma de choque ao atingir o alvo. É o seu formato que ajuda ou prejudica a aerodinâmica do projétil e tem relação direta com a precisão.
  • CINTURA – Os projéteis são acinturados, em parte para reduzir a relação peso-comprimento, mas o principal fator é reduzir o atrito no cano enquanto separa a cabeça da saia, permitindo que cada parte desempenhe sua função. A cintura age como uma dobradiça de modo a permitir que a saia se expanda e se acomode melhor ao raiamento do cano.
  • SAIA – É projetada para receber a rajada de ar e se expandir de modo a selar a passagem do ar pelo cano. A saia deve ser perfeitamente circular e ter as bordas planas para proporcionar a selagem exigida.
  • PERFIL INTERNO – É a parte oca dentro do projétil que absorve o máximo de ar e, assim, expande a saia. Ao verificar a deformação da saia do projétil, é importante também verificar a secção oca quanto a irregularidades, algo que costuma ocorrer quando a espessura da saia não é uniforme.

Relativamente à saia do projétil. as suas paredes finas selam o cano da arma, preenchendo todo o raiamento e tornando a propulsão mais eficiente. A saia do projétil causa grande arrasto aerodinâmico que serve dois propósitos:

Diminuir rapidamente a velocidade de voo do projétil, fator que torna as armas de pressão mais seguras do que as armas de fogo.

Ajudar a manter a ponta do projétil apontada para a frente no percurso da curva balística, o que aumenta a estabilidade.

As saias curtas ou longas e as saias estriadas são uma característica dos projéteis de Cabeça Redonda. As únicas características de projeto que podem ser alteradas nesse tipo de projétil são o tamanho da cabeça e o comprimento e ângulo da saia. Embora as características da saia também possam ser alteradas em outros tipos de projétil, o importante é que a cabeça seja arredondada. O projétil de cabeça redonda é o mais preciso a qualquer distância, não importa se para tiros a curto alcance ou tiros a longo alcance. É o tipo mais adequado à prática de Field Target.

Na Loja Online da Mundilar encontra Carabinas PCP ao melhor preço. Para além disso, pode adquirir os acessórios para a prática de tiro desportivo.  Visite-nos e escolha o que melhor se adequa ao seu estilo e preferências.

Encontre tudo para Tiro Desportivo na Loja Online da Mundilar.

Aceda já a www.mundilar.net
Aceda já:  www.mundilar.net

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *