Erros cometidos por quem se está a iniciar no tiro desportivo

Este é um blog destinado a todos aqueles que se procuram iniciar no tiro desportivo, por isso procuramos abordar o máximo de dúvidas dos nossos visitantes por mais básicas que estas sejam.

No artigo desta semana iremos abordar alguns dos erros mais praticados por quem se está a iniciar no tiro desportivo no que se refere ao tratamento da sua carabina e que devem ser evitados a todo o custo.

Um dos principais erros cometidos por quem se está a iniciar no tiro desportivo é o excesso de limpeza. Novos atiradores limpam a sua carabina de ar ainda mais do que armas de fogo, escovando o cano sempre que podem. Por outro lado, existem aqueles que nos extremos opostos, que apenas limpam a sua carabina de ar comprimido quando sentem que estas começam a funcionar mal.

Ao contrário das armas de fogo, as carabinas de pressão pneumática podem ser disparadas dezenas de milhares de vezes entre limpezas, sendo que algumas de velocidade de disparo inferior podem até nunca precisar de uma verdadeira limpeza a fundo, enquanto algumas carabinas de latão ou bronze são impermeáveis a requisitos de  limpeza. A altura para limpar a sua carabina deve ser quando notar algum decréscimo na precisão da mesma e nunca antes.

Outro dos erros cometidos por quem se está a iniciar no tiro desportivo e que devem ser evitados é proceder à desmontagem da sua carabina sem um plano. Por vezes os atiradores ao notarem um decréscimo na precisão das suas carabinas, resolvem proceder à desmontagem da mesma, sem qualquer noção de como proceder novamente à sua montagem.

Para uma correta desmontagem da sua carabina, primeiro verifique na internet ou no manual do utilizador da carabina se existe algum problema com a montagem ou desmontagem da mesma ou se serão necessárias quaisquer ferramentas ou equipamentos de montagem especiais.

Depois disso verifique que planeia antecipadamente e que tem guardado toda a informação para a correta montagem da sua carabina.

A não ser que tenha o conhecimento técnico e saiba exatamente o que está a fazer deve evitar a todo o custo proceder a alterações ou consertos sobre o risco de causar danos irreparáveis na carabina.

Outros dos erros cometidos por quem se está a iniciar no tiro desportivo tem a ver com a lubrificação da carabina., seja tanto por sub-lubrificação assim com o excesso de lubrificação.

No caso de lubrificação insuficiente, a carabina irá começar a produzir barulhos, podendo mesmo apresentar quebras e sendo necessária muita mais força para armar a mesma.

Por outro lado, o excesso de lubrificação também é um erro muito cometido que pode causar detonações que podem danificar a carabina. A errar na lubrificação deve-se procurar errar mais para o lado da sub-lubrificação uma vez que tudo o que pode causar é alguns barulhos na carabina.

Por fim outro dos erros cometidos por quem se está a iniciar no tiro desportivo é o excesso de pressão na sua carabina de ar comprimido.

A lógica utilizada é a que se 10 cursos da bomba dão um x de potência, então 15 curso de bomba deverão dar 1,5x de potência, o que é uma lógica que não se aplica pois as carabinas são projetadas para trabalhar dentro de uma margem certa, sendo que em carabinas com pressão a menos ou a mais, a potência da mesma cai da mesma forma

Para saber mais sobre os procedimentos de limpeza de uma carabina, clique aqui.

Para encontrar os melhores equipamentos para limpeza e manutenção de carabinas, visite-nos em:  www.mundilar.net/pt/manutencao-kit-limpeza-carabinas-pistolas

Na Mundilar terá ainda ao seu dispor uma gama completa de produtos de qualidade para o tiro desportivo. Aceda já a www.mundilar.net

store_logo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *