Dicas sobre Tática no Tiro Desportivo: Aprender é evoluir

Dicas sobre Tática no Tiro Desportivo: Aprender é evoluir

Há um variado conjunto de fatores circunstanciais e individuais que influenciam o disparo de um atirador. Por isso, a tática é imprescindível para quem procura realizar boas provas. Conheça aqui algumas dicas sobre tática no Tiro Desportivo e, se procura aperfeiçoar o seu disparo, leia também o artigo Técnicas e posturas de tiro: dicas para principiantes. 

Todos aqueles que conhecem de perto a modalidade têm presente que o Tiro Desportivo  requer uma enorme capacidade de concentração e auto-domínio , arriscamos dizer que, antes de aprender a disparara uma arma é necessário aprender a dominar estes aspetos. 

Para  além de dominar as suas características intrínsecas enquanto atirados também é importante conhecer outros fatores que influenciam o disparo: munições, a posição de tiro, a arma, as condições de vento e luz e, como vimos, o estado físico e psicológico do atirador. 

Mas como é que isso me ajuda a definir a minha tática de disparo?

Antes de mais é importante compreender bem o conceito de tática, vejamos:

Tática: conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável.

No caso do Tiro Desportivo a tática é o conjunto de meios e recursos que o atirador utiliza para alcançar o melhor resultado  numa competição de Tiro Desportivo.

Após conhecer o conceito é fundamental incluir no seu plano de treino tempo para estudo da tática no qual devem constar aspetos como:

  • O tempo na competição: é muito relevante saber com pormenor de quanto tempo dispõem de acordo com as condições da competição e com as suas particularidades. Calcule depois de quantos tiros pode fazer uma pausa, como utilizá-la e quanto tempo deve esta ter.

  • Estudo dos locais da competição: é outro fator de extrema relevância. Conheça as condições de vento e luz e saiba o que o espera na prova.

  • Determinar previamente o sistema de visada, a espessura da massa da mira e a abertura do diafragma.

  • No que diz respeito aos cartuchos, também devem ser alvo de uma criteriosa seleção. Opte sempre por aqueles que lhe trouxeram bons resultados e recorde-se que em competição nada deve ficar ao acaso.

  • Estudo do adversário. Como em qualquer outro desporto conhecer bem o adversário e as suas principais vantagens e desvantagens na competição permite-nos alinhar as estratégias para fazer uma prova melhor.

Para além destes aspetos, existem comportamentos pré-prova que influenciam o desempenho do atirador ao longo da competição. Considere que é imprescindível uma boa noite de sono, caminhar antes de ir para a cama e deitar-se um pouco mais tarde de que o habitual – deitar mais cedo pode provocar insónias e noites mal dormidas porque o organismo não está habituado e também pela própria ansiedade da prova.

No entanto, deitando-se mais tarde faz com que o organismo sinta uma maior necessidade de repouso e, por isso, descansa melhor. Estas podem ser boas práticas para garantir uma noite de sono tranquilo e revitalizante. É muito importante que acorde mais ou menos três horas antes da prova e, se possível, realize alguma atividade física como natação, jogging ou outras que não sejam demasiado exigentes fisicamente.

No que diz respeito às refeições, também deve considerar tomá-las entre 1 a 2 horas antes da prova. Deve optar por alimentos de rápida digestão e garantir que, ao longo da prova, não sente fome. Vá comendo uma peça de fruta ou umas bolachas leves.

Antes da prova não ocupe a sua mente com aspetos irrelevantes para a mesma. Para garantir que está realmente focado no que é importante repita os movimentos 15min. antes de iniciar a prova. Repita a sua técnica de tiro rápido, a posição da arma, a posição dos braços na Fossa Olímpica ou Skeet, os movimentos do indicador no gatilho, entre outras.

E vocês, que tipo de armas de pressão preferem?  Na Loja Online da Mundilar encontra as melhores armas de ar comprimido e os melhores acessórios para a prática de Tiro.  Visite-nos e escolha o que melhor se adequa ao seu estilo e preferências.

Encontre tudo para Tiro Desportivo na Loja Online da Mundilar.

Aceda já a www.mundilar.net
Aceda já:  www.mundilar.net

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *