carabina de pressão

5 dicas para cuidar da manutenção da sua carabina de pressão

A carabina de pressão é uma das armas mais potentes do mercado das carabinas de ar comprimido e isso é uma das características mais apreciadas pelos amantes do Tiro Desportivo. No entanto, para ter a sua sempre em ótimas condições de utilização, é necessário que execute uma manutenção cuidada e regular. Faça-o ao colocar as 5 dicas seguintes em prática.

1. Vigie a quantidade de ferrugem no exterior da carabina

Na manutenção do exterior de uma carabina de pressão, cada atirador tem a sua própria rotina de limpeza. Há alguns que usam apenas um pano de algodão humedecido para limpar a superfície da sua arma de ar comprimido, ao passo que outros fazem uma análise detalhada em relação aos cuidados que a carabina está a precisar.

Tenha em atenção que com o tempo de uso, o exterior da carabina de pressão tem tendência a ganhar ferrugem e isso acontece devido à ação dos resíduos de suor das mãos, chuva, uso de líquidos vários e até da humidade que se encontra na atmosfera.

Aplique óleos minerais e/ou produtos anticorrosivos em todas as partes metálicas do exterior da sua carabina de pressão e espalhe-os com um pano seco para proteger o seu equipamento de tiro da corrosão.

2. Utilize um kit de limpeza e lubrificação a cada 500 disparos

carabina de pressão limpeza

A parte interior de uma arma de ar comprimido não contacta com o suor das mãos dos atiradores, nem sofre o desgaste das condições atmosféricas mais húmidas e difíceis, o que significa que a carabina de pressão não corre o risco de oxidar com tanta facilidade.

Nesse sentido, deve realizar uma boa limpeza interna de acordo com a quantidade de tiros disponível entre cada utilização ou a cada 500 tiros – esta pode ser feita graças a um kit de limpeza e lubrificação para carabinas e Pistolas.

3. Lubrifique sempre!

Se a sua carabina de pressão já não for usada há muito tempo, é recomendado que faça uma boa inspeção ao respetivo equipamento de tiro e proceda a uma lubrificação das peças internas antes de a usar e guardar.

Evite a utilização de óleos mais elaborados que possam provocar estragos nas peças de borracha, nem o coloque dentro da bicha e na mola da arma de pressão – estas peças já estão tratadas e engraxadas.

O processo de limpeza e lubrificação da carabina de pressão deve estar de acordo com as suas necessidades, pois o excesso de brio pode também comprometer negativamente a sua performance.

Conheça as ferramentas mais apropriadas para fazer a limpeza e manutenção da sua carabina de pressão ao consultar o artigo seguinte: Saiba a importância de ter as ferramentas certas na hora da manutenção da sua carabina.

4. Tenha em atenção a vida útil das molas da sua carabina de pressão
carabina-cometa-fenix-400
Cometa Fenix 400 – Carabina de ar comprimido extremamente potente

Um dos aspetos mais importantes que deve ter em conta na manutenção da sua carabina de pressão está relacionado com a vida útil das molas.

O facto de a mola da sua arma de ar comprimido não ter a elasticidade de outrora, pode indicar que está danificada e que precisa de ser substituída. Nestas situações a arma de pressão apresenta valores de velocidade muito baixos e perde a sua potência, alcance e precisão.

O ideal é que de 6 em 6 meses ou a cada 5000 tiros, a arma seja desmontada e a mola lubrificada.

5. Aprenda a guardar corretamente a sua carabina de pressão

A forma como acondiciona a sua carabina de pressão depois de cada utilização, faz toda a diferença na hora de cuidar bem ou mal do seu equipamento de tiro desportivo.

É aconselhável que guarde a sua arma de ar comprimido num local seco – de preferência dentro de uma caixa, ou outro local fechado – e longe da ação da humidade ou da exposição direta ao sol.

Assim terá uma arma para muitos anos e, certamente, muitas histórias divertidas e entusiasmantes para contar.

Estas são apenas algumas dicas que deverá colocar em prática para cuidar corretamente da sua arma de pressão.

Na loja online Mundilar temos inúmeras carabinas de pressão disponíveis e diversos materiais para tiro desportivo. Visite-nos em www.mundilar.net/pt e conheça todo o material que temos para si desde armas, acessórios, vestuário de proteção e muitos outros.

Encontre tudo para tiro desportivo na loja online da Mundilar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *